Indicador de venda por m²: como otimizar os resultados do seu supermercado em 2021

Você já ouviu falar em indicador de venda por m²? Essa é uma das formas mais utilizadas para calcular a eficiência operacional dos supermercados. 

E é aí que entra a principal dúvida: será que quanto maior for a estrutura física de um estabelecimento, maior o volume de vendas?

Com a utilização de novas tecnologias para o varejo supermercadista, é possível expandir as vendas do seu supermercado em ambientes virtuais, sem ampliar lojas já existentes ou construindo novas e, com isso, o cálculo do mostrará uma maior eficiência de vendas por m² e, consequentemente, maior lucro.

Em uma recente reportagem publicada no portal S.A. Varejo, que apresenta 14 redes supermercadistas que tiveram resultados bem acima da média nos últimos meses.

Falaremos sobre tudo isso com mais detalhes, na sequência. Siga a leitura!

Veja como funciona o indicador de venda por m²

Como comentamos, o indicador de venda por m² é uma das métricas de venda mais utilizadas por grandes supermercados.

A métrica se refere à quantidade de vendas que é gerada por metragem quadrada do espaço total na loja.

Caso ainda não utilize essa métrica em seu supermercado, é simples. Basta aplicar a seguinte fórmula matemática:

VENDAS POR M² = VENDAS BRUTAS DO MÊS OU ANO / QUANTIDADE DE ESPAÇO DE VENDAS

Ao aplicar os valores na fórmula, você saberá o valor médio de vendas que são feitas em cada metro quadrado do seu supermercado.

Importância do cálculo de venda por m²

O indicador de venda por m² é uma métrica interessante pelo fato de demonstrar a eficiência da área disponível no supermercado. Por meio dele, você pode analisar quais das unidades tem maior eficiência e utilizar para tomada de decisões mais assertivas. 

Como comentamos anteriormente, esse não deve ser o único cálculo do seu supermercado. Isso porque a tecnologia está aí e já existem opções para aumentar vendas sem expandir os m² do estabelecimento.

Soluções digitais para potencializar vendas por m² 

Para o ano de 2021, você pode apostar em estratégias para potencializar os lucros do seu supermercado. 

Entre elas, está o investimento em soluções digitais..Isso quer dizer que você pode aumentar a sua receita de vendas, sem que para isso precise investir em ampliações na infraestrutura do seu negócio, ou seja, ampliação de área de venda (m²). 

Não é necessário construir uma área maior ou abrir mais lojas para ter uma melhora significa no indicador de venda por m². Se você tiver um aplicativo de vendas para o seu supermercado, por exemplo, poderá ter mais resultados positivos em vendas. 

Afinal, quando se tem um aplicativo para compras com agendamento de Delivery ou Retirada na loja, é possível ter seu supermercado aberto para vendas 24 horas por dia e 07 dias por semana, não se limitando aos horários tradicionais de funcionamento e sem precisar ampliar equipe para atendimento nesses horários, nem mesmo se limitando às prateleiras do seu estabelecimento físico.

Outro case de sucesso que gostaríamos de compartilhar é do Tesco, um supermercado da Coreia do Sul. Acompanhe o vídeo e entenda como expandiram suas vendas com o e-commerce:

Veja como funcionam os aplicativos para supermercado

É bastante comum que os supermercados coloquem os seus produtos para venda em plataformas de delivery no formato de marketplace, como o iFood, Rappi e outras, no entanto, essa não é uma boa estratégia para aumento de vendas e fidelização de clientes a longo prazo. 

Isso porque, ao optar por esses marketplaces, quem a faz a venda, de fato, são eles. Logo, você terá que pagar uma taxa para essa intermediação e, mesmo que as vendas cresçam, o seu lucro poderá ser baixo.

O mais recomendado é ter um aplicativo próprio, no qual toda a gestão é feita por você. Além disso, ao ter um app exclusivo do seu supermercado, todo o controle de dados dos clientes será de sua responsabilidade. Isso é excelente para fazer promoções exclusivas e que resultem em mais vendas.

Se um cliente costuma comprar muito de uma determinada marca, por exemplo, você pode enviar cupons de desconto ou avisá-lo quando os produtos que ele gosta entrarem em oferta. 

Dessa forma, essa pessoa pode fazer a compra pelo aplicativo ou até mesmo ir até o supermercado para comprar o que deseja.

Em ambos os casos, você estará aumentando as vendas e conquistando mais resultados positivos para o seu fluxo de caixa.

Afinal, haverá mais dinheiro entrando no estabelecimento, sem que tenham sido realizados investimentos em ampliação de área ou abertura de uma nova filial e, consequentemente, fazendo com que o indicador por m² também cresça.

Os aplicativos para supermercado podem otimizar a jornada de compras dos clientes em três modalidades. São as seguintes:

  • Delivery: nesse caso, o canal de vendas é a própria plataforma do aplicativo. O cliente escolhe o que deseja e recebe os produtos na sua casa;
  • Retire: nessa modalidade,o cliente faz a escolha dos produtos que precisa adquirir e agenda um horário para ir buscar no supermercado;
  • Pegue, Pague e Leve: aqui o cliente vai até o supermercado, abre o aplicativo e escaneia os códigos de barras dos itens que deseja adquirir. Depois disso, paga direto pelo aplicativo e vai até um caixa autônomo, sem precisar enfrentar longas filas para fazer a emissão de sua nota fiscal e empacotar suas compras.

Tudo isso faz com que os clientes tenham mais opções para comprar em seu estabelecimento, de modo que você poderá escalar o seu negócio, sem necessariamente ter que crescer a estrutura física.

Viu como investir em tecnologia é uma boa alternativa para melhorar o indicador de venda por m²? Por isso, não deixe para fazer um aplicativo do seu supermercado mais adiante! Invista nisso agora e comece 2021 com o pé direito!

E nunca esqueça: independente do tamanho do seu estabelecimento comercial, com a utilização das tecnologias adequadas, processos corretos e acompanhamento de indicadores, você pode ter uma eficiência tão positiva quanto das principais redes supermercadistas! 

A DNA Shopper pode ajudá-lo nesse momento! Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços, agora mesmo!

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