Tendências e novidades para supermercados em 2021

Com a chegada de um novo ano, é importante que você pense em como preparar o seu estabelecimento para vender mais e crescer nos próximos meses. 

Ficar de olho nas tendências para supermercados em 2021, portanto, é necessário.

Conhecer o que deve estar em alta nos próximos meses é importante para você ter vantagem competitiva e estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes. 

Assim, conseguirá conquistar e reter clientes no seu supermercado.

6 tendências para supermercados em 2021

Para que você possa se preparar para se dar bem no próximo ano, pesquisamos e listamos as 6 principais tendências para supermercados em 2021. Confira, a seguir!

Tendências para supermercados em 2021: Rádio indoor

São várias as pesquisas que apontam que uma música ambiente faz as pessoas se sentirem melhor quando estão em um estabelecimento do comércio varejista. Porém, é preciso ter bastante cuidado ao sonorizar o ambiente do seu supermercado.

Se você deixar os alto-falantes sintonizados em uma rádio comercial, por exemplo, corre o risco de um anúncio de um supermercado concorrente ser reproduzido. Isso soaria bem estranho para os clientes que estão ali fazendo compras e ouvindo a programação.

É por isso que ter uma rádio indoor é uma estratégia interessante. Nesse caso, você pode criar playlists de músicas para serem reproduzidas no supermercado, intercaladas por anúncios e ofertas de produtos do seu estabelecimento. A experiência de compra dos clientes certamente será mais agradável.

Tendências para supermercados em 2021: Marketing interativo

O marketing interativo é aquele em que as pessoas podem interagir com os conteúdos produzidos, como o próprio nome sugere. A estratégia é uma das tendências para supermercados em 2021 e vale a pena fazer o investimento.

Você pode buscar meios para que os seus clientes sigam interagindo com o supermercado, mesmo quando não estiverem fazendo compras.

Assim, eles fixam a marca e terão preferência pelo seu estabelecimento, sempre que lembrarem que precisam comprar um item nele vendido.

Um exemplo de estratégia de marketing interativo é a criação de playlists no Spotify. Você pode fazer um post nas suas redes sociais convidando as pessoas a comentarem que músicas elas mais gostam de ouvir em cada momento do dia ou até mesmo anunciar na rádio indoor para que as pessoas sigam a playlist do seu supermercado.

Faça a seleção e crie playlists personalizadas para os seus clientes ouvirem no dia a dia. Isso faz com que eles sigam em contato com a sua marca por várias horas, tendo em vista que muitas pessoas usam o aplicativo de música enquanto trabalham ou realizam outras atividades.

Marketing sensorial

Nas tendências para supermercado em 2021 também se destaca o marketing sensorial. Essa é uma estratégia em que se exploram os cinco sentidos dos consumidores, para que eles tenham melhores experiências dentro do seu estabelecimento.

Uma das possibilidades de fazer o cliente ter uma boa experiência sensorial é explorando o olfato. Para isso, você pode adquirir em empresas especializadas uma espécie de perfume ou aromatizador de ambiente com cheiros específicos.

Existem essências com cheiro de frutas, que podem ser espirradas diariamente no setor de hortifruti do supermercado, por exemplo. Assim, o ambiente ficará com um aroma bem agradável e as pessoas se sentirão mais convidadas para adquirir os produtos ali vendidos.

Mercado saudável

A pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas passassem a se preocupar mais com a saúde. A busca pela longevidade cresceu, assim como a consciência da importância de nos mantermos sempre saudáveis e com uma boa imunidade.

É por isso que o mercado de alimentos saudáveis tem crescido muito e o seu supermercado precisa investir nesse filão. A compra de produtos orgânicos tende a crescer, enquanto a dos enlatados e processados deve cair cada vez mais.

Uma boa ideia para impulsionar o seu supermercado é fazer parcerias com agricultores e produtores locais, para  que você possa oferecer sempre frutas, legumes, verduras e outros alimentos orgânicos.

Divulgue bastante isso e veja como mais pessoas procurarão o seu estabelecimento.

Entregas por delivery

Enquanto a maioria da população não estiver vacinada contra a Covid-19, é bem provável que os protocolos de distanciamento social continuem valendo na maioria das cidades e estados brasileiros, mesmo que com menos restrições. Por conta disso, as entregas por delivery devem continuar em alta em 2021.

Mesmo quando o problema da pandemia for totalmente superado, as tele entregas devem continuar em alta. Isso porque as pessoas adquiriram esse hábito e se acostumaram com a ideia de receber as compras no conforto do lar.

Investir em plataformas e infraestrutura para o delivery no supermercado vale a pena, tendo em vista que essa demanda deve ser recorrente.

Aplicativo próprio

Uma das mais importantes tendências para supermercados em 2021 é ter um aplicativo próprio. Isso porque, com essa tecnologia, você poderá oferecer serviços de delivery, experiências de compras dentro do estabelecimento, envio de anúncios personalizados e o famoso Clique e Retire.

Uma solução que é tendência em supermercados e chegou para facilitar aos usuários, que poderão comprar pelo app e retirar na loja, e também para os empreendedores, que terão menos custos com delivery. 

Também é possível oferecer outras modalidades de compra aos consumidores, como “Clique e Retire”, onde os produtos são adquiridos pelo aplicativo mas retirados no supermercado e “Clique, Pague e Leve” com as compras feitas por meio de leitura do código de barras dos produtos e pagamento direto pelo aplicativo, sem enfrentar filas.

Uma das maiores vantagens do aplicativo próprio para supermercados é que você se torna o detentor dos dados e informações dos clientes. Elas não ficam com terceiros, como acontece quando se utilizam marketplaces.

Isso é fundamental para você ter estratégias de marketing personalizadas e conseguir conquistar cada cliente, de acordo com as suas preferências. Assim, você terá mais resultados positivos ao enviar anúncios e cupons de desconto, por exemplo.

Para você ter um aplicativo próprio, pode contar com a DNA Shopper, que é especialista nesse segmento. Com o nosso produto, você revolucionará  o seu estabelecimento.

Essas são as principais tendências para supermercados em 2021. Esperamos que tenha gostado da nossa lista e que ela sirva para melhor planejar o seu estabelecimento nos próximos meses.

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