Aplicativos para supermercados: o que esperar do próximo ano

Em 2020, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), 14% dos novos compradores optaram por meios digitais. Isso está relacionado ao mercado de aplicativos para supermercados, que nunca esteve tão em alta.

Com a proximidade de um novo ano, os empresários do setor supermercadista estão se perguntando sobre o que devem esperar do próximo ano, no que se refere ao uso de aplicativos em seus estabelecimentos. 

É sobre isso que falaremos neste artigo! Acompanhe e confira.

Tendências no uso de aplicativos para supermercados em 2021

A seguir, apresentaremos as principais tendências em relação ao uso de aplicativos para supermercados em 2021. Conhecê-las é importante, para que você possa preparar o seu negócio.

Crescimento da base de usuários

A pandemia do novo coronavírus foi responsável por expandir a base de usuários de aplicativos para supermercados. Em 2020, todos foram pegos de surpresa com a chegada de um novo vírus e as recomendações para a prática de um isolamento social, para garantir o controle das contaminações.

A expectativa é que nos primeiros meses de 2021 a população já comece a ser imunizada, tendo em vista que há várias vacinas contra o vírus na fase final dos testes. Apesar disso, ainda não há certeza de que uma segunda onda atinja o país, como já está acontecendo na Europa, e a quarentena volte a ser necessária.

Independentemente desses fatores, que impactam no crescimento das compras online, o uso de aplicativos para supermercados deve continuar em alta. Mesmo que haja um controle total do coronavírus, as pessoas descobriram as facilidades do uso da tecnologia para comprar artigos do dia a dia e devem continuar usando os apps.

Aplicativos para experiências físicas

Engana-se quem pensa que os aplicativos para supermercados servem apenas para o delivery. As tele-entregas fazem sim parte dos apps para o setor varejista, mas eles não se limitam a isso.

O uso da tecnologia também nas experiências físicas é algo que deve se tornar mais comum em 2021. Um exemplo disso são os supermercados que têm aplicativos para os clientes escanearem os códigos de barras dos produtos e fazerem os pagamentos de forma autônoma.

Esse recurso é muito útil e agiliza as atividades, tendo em vista que se evitam filas nos supermercados. De tal maneira, os clientes têm experiências mais positivas e certamente se tornarão fiéis aos estabelecimentos.

Aplicativos próprios

Com a necessidade de atender de forma online, em 2020, muitos supermercados colocaram os seus produtos em aplicativos de marketplace para delivery, em que um intermediário busca as mercadorias e faz a entrega na casa dos clientes.

O problema é que esse tipo de aplicativo cobra altas taxas, que muitas vezes fazem com que o supermercadista precise elevar os preços cobrados aos clientes da plataforma, caso contrário não terá lucro.

Com os aplicativos próprios isso deixa de ser um problema, já que o próprio supermercado assume o controle. Por isso, essa é uma tendência do segmento para 2021.

Uso de dados para estratégias de venda

Uma das vantagens que os aplicativos para supermercado proporciona é o uso de dados dos clientes para estratégias. Com base nas informações de compra de cada usuário, será possível conhecer as preferências de compra que ele tem.

Pode ser feito um monitoramento dos tipos de produtos e marcas preferidas de cada cliente. Tais dados são muito úteis para que sejam criados anúncios exclusivos para cada pessoa, fazendo com que o potencial de lucro do supermercado cresça.

O uso de dados, portanto, também é uma tendência para 2021 e deve se tornar cada vez mais comum esse tipo de estratégia. No entanto, é preciso que o empresário tome todos os cuidados para garantir que todos os preceitos da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sejam cumpridos. Caso contrário, poderão haver penalidades.

DNA Shopper: tendência em aplicativos para supermercados

A DNA Shopper desenvolve um aplicativo que surge como uma tendência para os supermercados em 2021. Lançado  em 2018, o app serve como alternativa para as plataformas de marketplace, que cobram taxas abusivas e não possibilitam o controle e uso de dados dos clientes.

Com o nosso app, a coisa muda de figura e você passa a ter controle sobre o comportamento de compras do seu consumidor, além de ter um exclusivo canal de vendas digital.

Isso porque será possível criar múltiplas lojas dentro do aplicativo, tudo isso com a integração a diversos sistemas. De tal maneira, será facilitado o gerenciamento das atividades do seu supermercado, como o controle de estoque, por exemplo.

Na prática, o seu cliente escolherá o que comprar, como deseja pagar e quando quer receber os produtos em sua casa. Além disso, o app também possibilita que sejam realizadas as experiências com tecnologia em ambientes físicos, que citamos anteriormente.

Os clientes também se beneficiam dos recursos da DNA Shopper, tendo em vista que poderão usufruir de estratégias de fidelização, como o cashback, o clube de pontos e a distribuição de cupons e ofertas. 

Mas claro que, na hipótese do supermercado já possuir solução própria ou outro parceiro para as ações de fidelização e marketing, o sistema da DNA é facilmente integrado aos demais sistemas e, com isso, o aplicativo do supermercado fica completo e aproveitando soluções e informações anteriores ao lançamento do aplicativo.

Para ter sucesso em 2021, ter aplicativos para supermercados é um passo importante, tendo em vista que ele traz muitos benefícios para o negócio e seus clientes, como você pôde perceber no decorrer desta leitura.

Quer conhecer a DNA Shopper e saber mais sobre o assunto? Então, acesse o nosso site e confira agora mesmo todas as informações referentes à nossa empresa e a forma como podemos servir o seu supermercado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *