Supermercado digital: você já ouviu falar sobre essa tendência?

Você já ouviu falar em supermercado digital? Essa é uma tendência que está em alta nos últimos meses, principalmente após o início da pandemia do novo coronavírus. 

Quando falamos nesse assunto, muitas pessoas pensam em delivery, mas essa não é a única característica de um supermercado digital. 

Embora as tele-entregas façam parte desse tipo de estabelecimento, elas são apenas uma das possibilidades que os empresários do setor varejista podem explorar.

A seguir, vamos explicar o que é um supermercado digital e como você pode modernizar o seu estabelecimento, para que ele esteja pronto para atender ao novo perfil de clientes.

Entenda o que é um supermercado digital

Um supermercado digital é um estabelecimento que tem características híbridas, ou seja, que mescla atividades feitas no ambiente virtual com as realizadas em espaços físicos.

A ideia de hibridismo tem ganhado força em diversos setores da sociedade, como na área da educação, em que escolas e faculdades estão mesclando os encontros presenciais com as aulas a distância.

Em um supermercado funciona de forma parecida. A ideia é que as duas experiências se encontrem e o cliente possa fazer as compras online, quando assim desejar, ou ir até o estabelecimento físico, se tiver disponibilidade para isso.

O supermercado digital precisa ter um site ou aplicativo que funcione como o seu e-commerce. Nele, os clientes podem entrar e fazer as compras, colocando os itens em um carrinho virtual e solicitando a entrega.

Porém, isso não quer dizer que os recursos digitais não possam ser explorados também nos estabelecimentos físicos. 

A tecnologia pode ser utilizada para facilitar a experiência do consumidor nesses locais, por meio de recursos como a realidade aumentada e a realidade virtual, por exemplo.

Além disso, o estabelecimento pode desenvolver métodos digitais para mapear toda a jornada de compra dos consumidores e, dessa forma, garantir meios para tornar as experiências cada vez mais personalizadas e fidelizar os clientes.

Veja como a DNA Shopper pode tornar o seu supermercado digital

Para que o seu supermercado se torne digital, o primeiro passo a ser dado é encontrar um parceiro estratégico, que possa auxiliar nessa implementação. A ideia é ter uma única solução que possa transformar o estabelecimento em sua totalidade.

É o caso da DNA Shopper, um sistema idealizado para ser um aplicativo, visando a melhor experiência para os usuários. Trata-se de uma plataforma com possibilidades múltiplas e que possibilita a integração com diversos sistemas.

A jornada de compra gerada pela DNA Shopper em um supermercado digital

Com a DNA Shopper, os seus clientes terão uma jornada de compra personalizada, que vão ao encontro das necessidades atuais do comércio varejista. O conceito é realmente inovador e pode atrair mais clientes para o seu estabelecimento, além de fidelizá-los.

A solução que desenvolvemos permite que a jornada de compra se desenvolva em três modalidades. Veja!

Delivery

Já conhecido, o modelo de delivery é um canal direto e na palma da mão dos clientes. Eles escolhem os produtos no aplicativo, fazem o pagamento e o estabelecimento entrega em suas residências ou locais desejados.

Retire

Essa modalidade é similar ao delivery, mas o supermercado não precisa entregar os produtos na casa do cliente. Ele escolhe o que deseja comprar no aplicativo e faz o pagamento. 

Depois disso, o supermercado separa os produtos e deixa disponível para que os clientes passem para fazer a retirada, no horário que eles desejarem. Funciona igual aos drive thru dos restaurantes.

Pegue, Pague e Leve

Dentro do supermercado, o cliente pode ter uma experiência de autosserviço. Para isso, basta abrir o aplicativo no celular e fazer a leitura dos códigos de barra dos produtos. 

Ao final, o cliente sai por um caixa específico, embala os seus produtos, paga pelo app e pega o seu cupom fiscal, sem filas ou burocracia.

Evoluções da DNA Shopper para um supermercado digital

A DNA Shopper conta com serviços que proporcionam grandes evoluções em um supermercado. Veja algumas das principais!

Aplicativo na mão do cliente

O cliente terá o aplicativo em suas mãos, seja nas compras físicas ou nas digitais. Isso dá mais agilidade, praticidade e mobilidade para a execução das compras.

Prateleira infinita

Com o app da DNA Shopper, os consumidores nunca verão as gôndolas do seu supermercado vazias, permitindo uma prateleira infinita.

Além disso, o sistema é integrado com os softwares de gestão e vendas. Dessa forma, os repositores verão em tempo real os produtos que foram vendidos e poderão colocar novas unidades à disposição dos clientes.

Competitividade orientada por dados

Conhecer o cliente para vender o produto certo, pelo preço certo e na hora certa é possível. Isso acontece porque a DNA Shopper trabalha com um sistema de competitividade orientada por dados.

Você conhecerá os gostos e necessidades individuais de cada cliente, podendo criar promoções inteligentes, personalizadas e segmentadas. Também é possível desenvolver os preços dinâmicos e criar campanhas de fidelização como o oferecimento de cupons de desconto e cashback.

O supermercado digital é uma tendência e cada vez mais estabelecimentos vão aderir a essa modalidade. Você não pode ficar de fora e pode inovar sendo o primeiro a investir nesse segmento na sua cidade ou região.

A DNA Shopper está à disposição para ajudá-lo nessa implementação. Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse o nosso site. Temos a certeza de que você gostará das soluções que temos para transformar o seu supermercado, tornando-o um estabelecimento moderno, ágil e totalmente digital.

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