Varejo do futuro: mais tecnologia e inovação!

Nesse contexto de amplas transformações tecnológicas, é comum surgir a seguinte dúvida: quais serão as tendências do varejo do futuro? Nesse conteúdo, você terá mais informações sobre o assunto. Boa leitura!


Em um cenário de muitas mudanças é difícil saber quais serão as tendências do varejo do futuro, pois as tendências podem se consolidar ou não, dependendo de fatores ambientais (questões sociais, políticas, econômicas etc).

No entanto, há algumas questões que provavelmente serão tendência para os próximos anos. Também é necessário ficar por dentro em relação às futuras atualizações do mercado, somente assim será possível ficar atualizado sobre o assunto e até mesmo implementar vantagens competitivas no seu negócio.

Pensando na importância desse assunto, neste post destacamos quais são as principais tendências que estarão presentes no próximo ano. Continue com a gente!

Quais as principais tendências do varejo no futuro?

Entre as principais mudanças no varejo estão a presença de lojas autônomas, as vendas on-line, uso de multicanais e a expansão do mobile commerce.

Abordaremos sobre essas questões na sequência do artigo. 

Lojas autônomas 

Uma das principais tendências no varejo do futuro diz respeito ao aumento do número de lojas autônomas. Elas são muito práticas devido a todos os benefícios que fornecem.

Por serem autônomas, ficam abertas 24 horas por dia e sete vezes por semana. Dessa maneira, o cliente poderá comprar um produto quando for preciso, ou seja, a aquisição poderá ser feita no horário mais conveniente para a pessoa.

Além disso, não há filas. Não é necessário, portanto, ficar várias horas esperando o atendimento para finalizar as compras. Essa questão é muito importante, pois contribui para otimizar a experiência do cliente.

Outra vantagem deste modelo de lojas é a autonomia concedida ao consumidor. 

Isso acontece porque ele pode comprar o produto com toda a tranquilidade durante o dia ou à noite. Todo o processo pode ser feito sem pressa e no ritmo desejado pelo cliente.

Vendas on-line 

Outra forte tendência em relação ao varejo do futuro é o aumento de vendas on-line por meio de ferramentas digitais. Nesse contexto podem estar incluídos, por exemplo, as lojas virtuais, os aplicativos, as redes sociais etc.

Cada vez mais pessoas têm acesso às ferramentas on-line e elas utilizam esse ambiente não só para procurar por informações, como também para fazer compras. Nesse contexto, ter um site é muito importante, pois as vendas tendem a crescer bastante através deste canal.

Multicanal

As empresas do ramo de varejo tendem a estar presentes em diversos canais. Essa questão ocorre por diversos motivos: primeiramente, os clientes buscam por informações em relação aos produtos e serviços em diversas fontes.

Isso acontece muito devido a expansão do acesso à internet no Brasil e faz com que as pessoas tenham um amplo acesso às informações e possam consultar outros consumidores ou diferentes fontes antes de efetuar uma compra.

Assim, os indivíduos podem estar e se comunicar em diversas redes sociais, entrar em aplicativos e consultar sites antes de fazer uma compra. 

Por esse motivo, são necessárias estratégias de atração e retenção dos clientes em todos esses canais, principalmente se a empresa busca formas de se destacar e adaptar com o mundo tecnológico.

Consumidor participante

As empresas também podem começar a usar espaços que não são próprios da organização ou até de parceiros (podem ser, por exemplo, de um serviço ou de um comércio) que centralizam uma série de mercadorias a serem retiradas pelos consumidores que estiverem por perto.

Há inclusive a possibilidade de as organizações armazenarem alguns produtos nesses locais. 

É possível também fazer a entrega de algumas mercadorias nesses pontos específicos, o que geraria redução de custos e eliminaria intermediários, garantindo mais eficiência a todo o processo.

Mobile commerce 

Por último, mas não menos importante, o mobile commerce é uma das principais tendências para o varejo do futuro. Já são desenvolvidos aplicativos de compras nos smartphones nas quais apresentam as promoções dos supermercados.

Além disso, a ferramenta funciona como um canal de vendas digital que gera dados em relação ao comportamento dos consumidores no ambiente on-line e também nas lojas físicas. Ela fornece, portanto, dados valiosos aos negócios.

Vale ressaltar também que a plataforma é bastante prática, pois possibilita que os clientes possam consultar as ofertas em diferentes dispositivos e sem precisar sair de casa. 

O m-commerce é a evolução e junção das vendas on-line com as lojas autônomas. A ferramenta funciona muito bem como um app de compras on-line e também como um aplicativo direcionado a compras presenciais dentro dos supermercados tradicionais. 

Ainda há a vantagem de o cliente não precisar enfrentar filas nos caixas antes de comprar um produto. Trata-se, portanto, de uma excelente comodidade ao cliente!

Eles terão também a autonomia e a comodidade de fazer esse processo no momento em que desejarem, ou seja, pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite.

Considerando essas questões mencionadas, podemos dizer que o mobile commerce é mais um canal de vendas para as empresas do ramo de varejo.

Dessa forma, as organizações que souberem aproveitar essa tendência conseguirão ampliar a cartela de clientes e, consequentemente, aumentar o número de produtos vendidos.

Sua empresa está pronta para o varejo do futuro?

A implementação de novas tecnologias é um dos fatores que contribui para acelerar a inovação no varejo.

É muito importante estar antenado em relação às próximas tendências do setor para que a sua empresa esteja atualizada e, ao mesmo tempo, possa implementar as novidades para ganhar vantagem competitiva no mercado. Este post sobre as principais tendências do varejo do futuro foi útil para você?

Assine já a nossa newsletter e receba mais conteúdos incríveis sobre o assunto em primeira mão, no seu e-mail.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *